Este cenário vem mudando de cara nos últimos anos, os donos de oficinas estão destruindo os estereótipos de oficinas para conquistar melhor o freguês, fidelizar os mesmos se tornou regra, é preciso que este confie no serviço para que volte sempre. Muito também está relacionado à confiança e o tratamento com o público feminino.
Ambiente Organizado
Ambientes em ordem são propícios a se tornarem bem mais falados e elogiados do que outros locais, uma oficina mecânica limpa atrai muitos outros clientes, através dos fregueses já fidelizados. É o tal do marketing de boca a boca, o freguês se torna seu melhor vendedor.
Invista em um local estruturado e bonito, com armários, gavetas, carrinhos, organizadores de ferramentas. É muito importante também aprender a manter esse espaço bem arrumado, transforme em rotina a limpeza do seu local de trabalho. Veja mais sobre ambientes organizados aqui em 5 dicas de organização para oficinas.
Mantenha sempre uma boa aparência, tanto no ambiente quanto com o uniforme de trabalho de todos os colaboradores, isso trará uma maior sensação de organização.
Sala de espera tão aconchegante quanto a sua
Era comum, antigamente, se passar horas dentro de uma mecânica sem fazer absolutamente nada, um local hostil, muito barulhento e geralmente com um tratamento que não agradava a todos, principalmente mulheres, que sempre tiveram um receio maior em frequentar oficinas mecânicas.
Hoje em dia o tempo de espera do cliente está muito reduzido, é necessário estudar bem antes de fazer algo.
Projete um espaço para que eles possam aguardar enquanto o carro não fica pronto. É preciso que o público entre na sua mecânica e tenha a sensação de estar em outro ambiente. Você deve pensar à frente dos seus concorrentes, é necessário se colocar no lugar do consumidor e refletir se fosse com você, como gostaria de ser tratado dentro do local?
Uma sala de espera com café, tomadas para carregar o celular e rede Wi-Fi ganham muitos pontos, também é muito importante que você possua um estacionamento ou algumas vagas para que seus clientes possam deixar os automóveis.
Público Feminino
A intenção com a gourmetização de oficinas mecânicas é tornar a experiência muito mais acolhedora, deixando todos familiarizados e confortáveis com o tratamento exclusivo.
Inclusive, trazendo o público feminino e se beneficiando com a ampliação do atendimento a essa parcela de clientes. Mulheres geralmente se sentem hostilizadas nesses locais por não fazerem parte da rotina do dia a dia.